Escapulário: conheça o significado desta joia de fé

06/09/2021 10:00

escapulário

Embora alguns o vejam como um simples cordão, o escapulário representa para os fiéis, antes de tudo, um objeto sagrado de fé e devoção.

Além disso, é tradição entre os católicos presentear pessoas queridas com este importante símbolo, como forma de protegê-las.

Mas você sabe o que é um escapulário? Como ele surgiu? O que ele realmente significa para os devotos? Como usá-lo?

Falaremos sobre tudo isso neste artigo. Confira!

Escapulário: o que é?

O escapulário é um acessório - na verdade, um símbolo religioso - com dois pingentes, ligados por uma corrente. 

Geralmente, um dos pingentes vem com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e o outro com o Sagrado Coração de Jesus. Mas hoje existem vários outros modelos, como o escapulário de Nossa Senhora Aparecida, o do Divino Espírito Santo e o de São Bento.

Aliás, embora o mais comum e resistente seja o escapulário com corrente de ouro, também já é possível encontrar escapulários de prata, couro, ródio e aço envelhecido.

Qual a origem do escapulário?

A história do escapulário começa no século XI, quando um grupo de fiéis se reuniu no Monte Carmelo, em Israel, e construiu uma capela para mostrar devoção à Nossa Senhora. Lá, fundaram a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, conhecidos atualmente como carmelitas.

Porém, algum tempo depois, o grupo foi expulso da Terra Santa pelos muçulmanos e migrou para a Europa. 

Mas a chegada ao novo continente não foi fácil. Em 16 de julho de 1251 - data em que hoje se celebra a festa de Nossa Senhora do Carmo - o superior geral da Ordem, São Simão Stock, pediu em oração para que Nossa Senhora protegesse os carmelitas. Foi quando a imagem da padroeira apareceu para o devoto e entregou-lhe o escapulário, dizendo:

“Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

A partir daí, o objeto passou a ser um dos principais símbolos de fé e devoção dos católicos.

O que ele significa para os devotos?

O escapulário é um símbolo de proteção e devoção à Nossa Senhora e a Jesus Cristo. 

De acordo com a fé católica, quem usa e acredita no poder deste amuleto sagrado estará sempre protegido, física e espiritualmente, pela Virgem Maria. Mas é claro que, para isso acontecer, a pessoa deve seguir os passos de Jesus e levar uma vida coerente com os mandamentos da Lei de Deus.

Existem também alguns gestos de fé relacionados a esta peça. Por exemplo, quando o fiel beija o próprio escapulário e faz um pedido com devoção, estaria recebendo perdão pelos pecados e menos tempo precisaria passar no purgatório.

Outra tradição é levar o objeto religioso para ser benzido por um padre da Igreja Católica, como forma de sacramentar a aliança sagrada.

Como usar a peça?

Depois de receber a benção, os escapulários devem ser usados no pescoço, com um dos pingentes ficando à frente (no peito) e o outro atrás (nas costas). 

Aí você pode estar se perguntando: qual deve ficar virado para a frente, a imagem de Nossa Senhora ou o Sagrado Coração de Jesus?

Na verdade, isso não importa muito, ou seja, você pode escolher. Porém, tradicionalmente, a imagem de Nossa Senhora costuma ficar à frente.

Ah, e independente do material dele, a proteção será a mesma, desde que a pessoa acredite na sua simbologia. Entretanto, como é uma peça que o fiel deve levar por toda a vida, os escapulários de ouro costumam ser mais resistentes. 

Posso comprar ou devo ganhá-lo?

Bem, se for seguir a tradição, o ideal é você ganhar o escapulário ou presentear alguém. Por isso eles são ótimos presentes para pessoas religiosas.

Mas isso não quer dizer que você não possa comprar o seu próprio e levá-lo para ser benzido. Afinal, é um item de fé, e o que vale mesmo é a sua crença em tudo o que ele representa.

Onde comprar escapulários?

Agora que você entendeu a história do escapulário e tudo o que ele representa para os fiéis, você pode encontrar belíssimos escapulários de ouro, couro e aço envelhecido aqui mesmo, na Web Joias.

Temos várias opções para você presentear pessoas queridas que acreditem na sua proteção. Para dar uma olhadinha nos nossos modelos de escapulário, é só clicar aqui.


Aproveite também para seguir a Web Joias no Instagram e no Facebook. Estamos sempre postando novidades por lá!